Festividades Religiosas

Procissão dos Fogaréus
Festa de Santa Maria da Caridade
Festa do Nosso Senhor dos Remédios
Festa da Visitação
Semana Santa - Tapetes de flores  nas Capelas da vila

O Sardoal dispõe de um património religioso pautado por uma monumentalidade rara e bela, e pela devoção das suas gentes. O cenário de fé e tradição vivido num ambiente especial.

Procissão dos Fogaréus:

Durante a Procissão dos Fogaréus, a eletricidade da rede pública de Sardoal é desligada nas artérias por onde passa o cortejo religioso, sendo este apenas iluminado pela luz de velas, archotes e candeias.

Centenas de lanternas de vidro são colocadas nas janelas das casas, varandas e muros ao longo do percurso e outras tantas centenas de lamparinas de azeite seguem ao compasso das marchas fúnebres tocadas pela Filarmónica União Sardoalense.

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal conduz o cortejo envergando capas negras, enquanto os Irmãos da Confraria Vera Cruz seguram painéis com imagens que representam cenas da Paixão de Cristo e grandes archotes a que chamam, pela sua antiguidade, fogaréus. Por motivos de segurança e preservação, os painéis que saem nesta procissão são réplicas, uma vez que os autênticos, provenientes do século XVIII, encontram-se na Igreja da Misericórdia.

A Procissão dos Fogaréus existe desde tempos muito antigos. Foi em 1870 que esta tradição foi retomada com grande força e projecção, prevalecendo até aos dias de hoje. De ano para ano, esta procissão é motivo de curiosidade de milhares de pessoas que visitam a vila nesta altura.

Festa de Santa Maria da Caridade:

As Festas de Santa Maria da Caridade tiveram início em 1924, por iniciativa da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, segundo consta de um artigo do Jornal de Abrantes de 3 de Agosto de 1924. Ainda no mesmo jornal é referido que a Santa Maria da Caridade "deu o nome ao Hospital desta Vila, tratando-se de um festejo cujo fim é arranjar receita para sacudir a situação precária em que esta instituição de caridade se encontra". Em 1962, a título de exemplo, as Festas de Santa Maria da Caridade realizaram-se nos dias 2, 9 e 10 de Setembro e do programa constavam variadas atracções, como a orquestra "Figueira Padeiro", de Alpiarça, a Filarmónica União Sardoalense "e uma excelente aparelhagem sonora, dancing, bufete e um óptimo serviço de barraca de chá e vistosa iluminação".

As festas tinham lugar no Largo do Convento, onde eram vendidas flores, rifas e produtos agrícolas.
Segundo é referido no primeiro Boletim Informativo da Santa Casa da Misericórdia, datado de Agosto de 1983, a festa era "uma tradição já fortemente arreigada nos sardoalenses" e a sua data era escolhida para não colidir com as festividades "circunvizinhas e dos arredores".

Pelo ano de 1986 começaram a realizar-se anualmente as Semanas Culturais, primeiro organizadas apenas pelo GETAS e, posteriormente, em conjunto entre aquela Associação e a Câmara Municipal de Sardoal. No cartaz que apresentamos ao lado, os festejos decorriam nos dias 14, 15, 16, 21 e 22 de Setembro de 1968 e tinham como atrações vários grupos musicais e "consagradas estrelas da nossa rádio e TV", como Maria José Valério, Fernando Lito, Idália Maria, Maria da Conceição, Maria Gascon e Pepe Cardinale.

Capelas enfeitadas com tapetes de flores, uma tradição secular 


Considerada única no país, a Semana Santa do Sardoal apresenta todos os anos duas Igrejas e seis Capelas enfeitadas com pétalas de flores, verduras naturais e outros acessórios, com temas simbólicos alusivos à Semana Santa e Páscoa. É grande o empenhamento da comunidade cristã, e não só, nos enfeites de Igrejas e Capelas da vila, estimando-se que mais de duas centenas de pessoas participem nestas tarefas.

As Capelas enfeitadas são uma tradição cultural de profundo envolvimento popular que se julga ser única (ou quase única) no país, que remonta a tempos muito antigos, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX.

Os enfeites são efectuados nas Igrejas da Misericórdia e do Convento de Santa Maria da Caridade e nas Capelas de S. Sebastião, Espírito Santo, Nossa Senhora do Carmo, Santa Catarina, Sant’Ana e Senhor dos Remédios.

Os utentes e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal ocupam-se das ornamentações da Capela do Senhor dos Remédios, da Igreja de Santa Maria da Caridade e, mais recentemente, da Igreja da Misericórdia.





Sem comentários:

Enviar um comentário